terça-feira, 13 de setembro de 2011

Quem é Cidadão?


A situação em que se encontra o povo de Esperantina é lamentável, pois o espírito de comunidade, ou seja, de coletividade, há muito anda esquecido pela maioria desse povo. Posso citar como exemplo algumas situações vividas pelos membros de um pequeno grupo que mesmo timidamente vêm tentando mostrar o que deve fazer um verdadeiro cidadão.
Há alguns meses aconteceu a eleição do conselho tutelar. Vários candidatos, todos lutando pelas vagas disponíveis e, devido a desorganização da eleição, alguns deles perceberam que poderiam tirar vantagens, pedindo a seus eleitores que votassem mais de uma vez. Os eleitores, atendendo  ao pedido dos candidato saíram votando: Esperantina, Vila Tocantins, Santa Cruz, enfim... O certo é que a fraude foi descoberta e veio uma luta pela a anulação das eleições. É aí que entra em cena meu companheiro Adalton, que começou a falar que a eleição teria que ser anulada. No inicio a maioria dos candidatos concordou com ele, mas com a demora foram desistindo, mas ele não, dizendo que não concordava, que estava errado e por ele ia ate o fim. Ora, estava errado e mesmo assim os candidatos queriam apenas deixar pra lá, e começaram a condenar não mais a organização da eleição e sim o Adalton, que lutava naquele momento apenas para que todos tivessem chances iguais. O certo é que a fraude foi descoberta, a eleição, anulada e mesmo assim ate hoje o Adalton é tachado de antipático, de desordeiro, dizem que é um besta, que luta por cidadania, por chances iguais para todos, que isso não existe em lugar algum e não vai ser aqui que vai começar.
Outro episódio que merece atenção é o caso de nossa Saúde. Como todos aqui sabem não temos um Hospital e sim um posto de saúde, e talvez por isso nem sempre vá ter medico de plantão. Mas ai é que está o problema: quando o medico não está as enfermeiras é quem consultam, eu mesmo presenciei a cena ontem 11/09/2011: minha amiga Idelvana sentindo febre veio consultar e como o medico não estava quem a atendeu foram as enfermeiras. Mas isso pode? As pessoas dizem que somos antipáticos por falar essas coisas, que a saúde de Esperantina está melhor. Eu até concordo que em relação ao que era está muito melhor, mas o melhor não é garantia de que está boa. Pois para quem não sabe, quando cheguei aqui nem Posto tinha. Em relação ao tempo em que cheguei hoje tá um paraíso, mas, em relação ao que poderia ser feito talvez seja um inferno. Se a constituição diz que temos direito a cidadania, ou seja, saúde, educação, a dignidade humana. Por que não podemos cobrar nossos direitos?  Mas o fato é que lutar por direitos em Esperantina está se tornando sinônimo de antipatia, isso é justo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário