terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A corrupção presente em nossas vidas

  Muitas vezes ouvimos pessoas falando mal de políticos, que são todos iguais, que a politica é suja que ficou para quem não tem vergonha, mais ai cabe uma pergunta. como os políticos corruptos conseguem se manter tanto tempo dentro da politica? isso é uma questão que a grande maioria das pessoas não para pra pensar, que a grande verdade é que a corrupção não é exclusividade dos políticos e sim do povo que em sua maioria só  pensa em se dar bem. Que não se preocupa com o seu próximo que só olha pro seu próprio umbigo, como podemos condenar algum politico que desvia verbas se parte dessa verba está chegando em nossas mãos? a politica só vai ser limpa quando os eleitores deixarem de olhar só pro seu umbigo e começarem a pensar num bem comum começarem a condenar políticos que usam de praticas ilegais pra chegar ao poder. por tanto a corrupção maior está no meio do próprio povo e como esse povo não tem a coragem de se assumir como corrupto saem por ai dizendo coisas do tipo que todo politico é ladrão que todos são iguais que a politica ficou pra quem não tem vergonha. Não quero com isso dizer que os políticos são vitimas de uma sociedade corrupta pelo contrario, mais sim dizer que políticos mal intencionados usam a ganancia dos eleitores para conquistar seus objetivos.
   E essa é uma pratica que vem dando certo pelo menos para os políticos, prova disso é o resultado das ultimas eleições, políticos condenados como Marcelo Miranda, Jader barbalho, Paulo Maluf e tantos outros. Conseguiram uma maioria expressiva de votos em seus Estados e isso não é por que o povo confia nesses nomes para lhes representar seja no congresso ou no senado, e sim por que grande parte desses votos é por intermédios de representante locais, que saem em suas cidades prometendo mundos e fundos para eleitores que em sua maioria tendem a votar em troca de algo para se, não importando as consequências que viram depois para ele e para o próximo e isso é corrupção tanto do politico como do eleitor.
   precisamos enfrentar essa dura realidade, doarmos mais um pouco de nós para resolvermos antigos problemas. hoje ja está mais fácil de lutar contra esse sistema que defende o rico e exclui o pobre precisamos lembrar das pessoas que lutaram que sofreram que até morreram pra conseguir esses direitos que hoje usufruímos, não devemos cruzar os braços e colocarmos sempre a culpa nos outros temos a nossa parcela de culpa e precisamos fazer algo para que um dia as coisas se resolvam e a paz e a honestidade reine sobre esse nosso mundo.
                                                                                                         Vandecarlos Sousa Santos
                                                                                                                          

3 comentários:

  1. s i n a is de i r r egu l a r i da des
    n a a dmi n istr a ç ã o mu n ici pa l
    A p e sa r d e não determinarem necessariamente a presença
    de corrupção, a presença de alguns fatores deve estimular
    uma atenção especial. Entre eles estão:
    • histórico comprometedor da autoridade eleita e de
    seus auxiliares;
    • falta de transparência nos atos administrativos do governante;
    • ausência de controles administrativos e financeiros;
    • subserviência do Legislativo e dos Conselhos municipais;
    • baixo nível de capacitação técnica dos colaboradores
    e ausência de treinamento de funcionários públicos;
    • alheamento da comunidade quanto ao processo orçamentário.
    Algumas atitudes tomadas pelas administrações e certos
    comportamentos das autoridades municipais se auto essas informações desse comentario é tirada da cartilha de combate a corrupção no brasil

    ResponderExcluir
  2. Concordo com voce...Somos responsaveis por tais acontecimentos quando não multiplicamos conhecimentos i mesmo informações que serviriam para ajudar as pessoas em suas escolhas na hora de votar.
    Creio também que se nos unirmos e enfrentarmos o sistema, teremos exito.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto.
    Mostra como a corrupção é um mal presente no povo que, aliás, é quem alimenta o sistema corrupto.

    ResponderExcluir