sábado, 27 de agosto de 2011

Democracia / cidadania, o que é?

  
A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.
 
       Nosso país segue o sistema de democracia representativa. Existe a obrigatoriedade do voto, diferente do que ocorre em países como os Estados Unidos, onde o voto é facultativo (vota quem quer). Porém, no Brasil o voto é obrigatório para os cidadãos que estão na faixa etária entre 18 e 65 anos. Com 16 ou 17 anos, o jovem já pode votar, porém nesta faixa etária o voto é facultativo, assim como para os idosos que possuem mais de 65 anos.
  No Brasil elegemos nossos representantes e governantes. É o povo quem escolhe os integrantes do poder legislativo (aqueles que fazem as leis e votam nelas – deputados, senadores e vereadores) e do executivo (administram e governam – prefeitos, governadores e presidente da república). 
  Onde quero chegar com essas demostrações do que é democracia? Ha meu ver as desgraças desse país e de minha cidade está atribuída ao povo. Por que se é nós que escolhemos os representantes, de Vereador a Presidente e sempre escolhemos maus, e na maioria das vezes por motivos fúteis optamos por A ou B, nós, o povo é que temos que sofrer com nossas decisões.
   Se ha algun tempo, uma minoria decidia por a grande maioria hoje isso é bem diferente  pois todos a partir de 16 anos ja pode escolher quem vai lhes representar, como disse de vereador a presidente, mais ai é que está a questão a grande maioria do povo não ta nem ai pra quem merece ou não seu voto simplesmente querem saber o que vai ganhar com seu voto, não se importando com as consequencias, daí surgem imagens  como  filas em hospitais pessoas passando fome, dormindo na rua e não venha dizer que imagens como essas chocam você, pois se você se comove quando  ver   no momento, não vai  ser elas que vai  determinar em quem você vai votar nas proximas eleições e sim o que vai ganhar en troca de seu voto.  Essa é a situação do Brasil é a ideia do povo brasileiro que ainda não está pronto para uma administração verdadeiramente democratica.
  Se nos grandes centros a maioria das pessoas ainda não tem uma consciencia plena de uma democracia, pior ainda nas cidades de pequenos portes como a minha querida Esperantina que tanto tem sofrido nas mãos de pessoas que se importa muito pouco com ela, ja vimos de tudo acontecer por aqui, voto em troca de promessas de empregos de favores prestados no passado e as concequencias estamos vendo. Obras inacabadas outras concluidas há pouco e já caindo por conta da mal qualidade dos produtos  Não diga cidadão esperantinense que não falo a verdade pois você é conhecedor da situação.
  Ai fica a pergunta, por que será que essas pessoas nunca deixam o poder? por que o povo infeleismente aprova as decisões arbitrarias e egoistas, praticadas por essas pessoas, uns por se beneficiar, outros por medo de ser perseguidos e outros ainda por não acreditar que um dia a coisa pode mudar.
 Hoje mesmo sabado 26/08/2011 aconteceu uma cena que abalou muito esse cidadão que vos escreve, fomos a vila do tocantins apresentar um trabalho sobre cidadania e a quantidade de pessoas que nos esperavam me chamou muito atenção, pois o numero era muito reduzido,  apesar de uma praça toda quebrada, de meninos fumando por cima dos destroços, outros bebendo nos bares arredores  não existe uma preocupação das pessoas para discutir uma verdadeira cidadania, parece que ta todo mundo satisfeito com o que ta acontecendo todos com medo de perder suas migalhas.
   
    Mas faço minha parte e você faz a sua?


                                                                             Vandecarlos Sousa Santos


2 comentários:

  1. É isso aí, cocó.

    Não sei se é problema moral ou social a indiferença popular para com as responsabilidades democráticas. Mas no final das contas aceito as duas teorias: somos moralmente corruptos e socialmente incapazes de compreender a complexidade dessa realidade opressora, neste último caso em razão de péssima educação oferecida pelo governo e a ausência de uma cultura geral de aprendizagem.

    Mas já dava pra ter acordado um pouco tanto moral quanto socialmente.

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus irmão tem uma fa la assim ou umquestuonamento: "não sei as coisas são assim por que o povo é burro ou o povo é burro por que as coisas são assim". Também não sei. O fato é que aquilo que aparemtemente é aceito de boa vontade pelas massas e aparentemente de forma consciente, nem sempre é de fato. As amarras para manter os privilégios são muitas e variadas e libertar-se não é fácil, como também não é impossível. Trabalhar para influenciar de aluguma forma é o caminho não digo nem conscientizar, sensibilizar, mas, pelo menos provocar para que nem que seja no tranco, as coisas tomem novos rumos.

    ResponderExcluir