quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

ESPERANTINA COMPLETA 20 ANOS, O QUE TEMOS PARA COMEMORAR?

   Há 20 anos o povo de Esperantina comemorava a sua emancipação acreditando que daquele dia em diante as oportunidades para uma melhoria da população seria imediata. Más passaram- se 20 anos o povo continua esperando essa melhoria e nada.
  Esperantina passou a ser cidade a partir de   fevereiro  de 1991 através da lei estadual n*251/91, e desse dia até os dias de hoje vem enfrentando problemas com suas administrações. O primeiro prefeito Delmar Alves dos Santos, se deixou levar pela ganância dos grandes empresários e sem nem uma experiência em administração deixou a nossa cidade em apuros, com muitas dividas social tanto pro estado como para sua própria  população.  O povo se revoltou  e nas eleições de 1996 afastou Delmar Alves dos Santos e seu grupo, deixando Esperantina nas mãos do recém chegado Amélio Cayres. Este, em seu primeiro mandato, aproveitando a ignorância do povo esperantinense, ganhou status de honesto, de bom prefeito, pois diferente do anterior, pagava seus funcionários no dia certo e isso para o povo era o que o prefeito deveria  fazer.
   Veio novas eleições e o povo confiou ao seu prefeito o direito de administrar Esperantina por mais 4 anos e conduzi-La ao progresso, mais este por sua vez não consegui-o  fazer mais que pagar seus funcionários no dia certo e a população começou a cobrar mais de seu administrador,  pois começou a surgir cidadãos esperantinenses que adquirindo um pouco de conhecimento, já não achava que o papel do prefeito fosse apenas pagar seus funcionários como antes.  Mas o então prefeito Amélio Caires, consegui-o comandar Esperantina por 8 anos sem nem um problema para ele, pois a população já sofria com as atitudes egoístas de Amélio e seu grupo.
  Veio  novas  eleições e como o próprio Amélio não podia ser o candidato, surgiu a oportunidade para outra pessoa provar que era capaz de conduzir Esperantina melhor que seu ex-prefeito . Então o povo elegeu o também recém-chegado Armando Alencar, esse governou Esperantina de um jeito diferente, deu oportunidades`` para os seus, tirava do povo para entregar aos mais próximos e isso revoltou o povo que nas eleições seguintes devolveu o poder de conduzir Esperantina ao grupo do Amélio pensando em castigar Armando e seu grupo.  O papel de prefeito foi entregue a esposa do ex-prefeito Amélio Cayres. Completou 2 anos de sua administração  o povo continua esperando a tal melhora e nada.
  Esperantina completará 20 anos agora em 10 de fevereiro de 2011 e não vejo motivo algum para se festejar, pois enfrentamos problemas em todos os setores de nossa cidade. Na saúde, na educação, na ação social, no esporte, na agricultura. Em fim além de sobreviver a tantos problemas não temos o que comemorar. O povo de Esperantina tem que assumir a responsabilidade de verdadeiros cidadãos ou então vamos ver Esperantina completar 40 anos com os mesmos problemas, devemos nos unir e procurar saber o porquê das coisas que dizem respeito a nós, por exemplo: por que não é possível incentivar o agricultor para que ele produza seus próprios alimentos Sendo que é previsto uma verba para isso.? Porque a saúde de Esperantina é tão debilitada? Por que enfrentamos tantos problemas na educação? Por que as obras que vem para Esperantina quase nunca  são terminadas?
 Será que nós, que somos cidadãos esperantinenses não temos o direito de saber essas coisas ? Temos o direito mais também temos deveres e a grande maioria dos cidadãos esperantinenses não estão cumprindo com seus deveres de verdadeiros cidadãos pois não estão cobrando seus direitos, uns por medo outros por interesse.
  Olha em volta povo de Esperantina vejam as consequências dos votos que vocês negociam, uns por dinheiros, outros por promessas, e se perguntem se vale apena,  veja quem verdadeiramente está ganhando com os votos comprados, quem vende ou quem compra.  A meu ver quem  compra é quem está ficando cada vez mais rico e quem vende cada vez mais pobre. E você o que acha?                                                                                                                                                            



                                                                                                          Vandecarlos Sousa Santos
                                                                                                   informaçõespt.wikipedia.org/wiki/Esperantina_(Tocantins)
 e vandecarlos sousa santos
                                                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário